7 VISUAIS DO CAPITÃO AMÉRICA
- Eduardo Rodrigues
- 28 de out. de 2016
- 3 min de leitura

DAS MATINÊS AOS ATUAIS FILMES DA MARVEL, O SENTINELA DA LIBERDADE JÁ TEVE VÁRIAS ENCARNAÇÕES EM LIVE-ACTION.

CAMPEÃO DAS MATINÊS
O herói estreou nas telas do cinema na série Capitão América (1944), em que ele é o promotor público Grant Gardner (Dick Purcell). Outras mudanças foram a troca do escudo por uma pistola e detalhes do traje, como a ausência das asas na máscara. As alterações se deram para que a produtora Republic pudesse aproveitar o roteiro preparado para outro projeto e que estava juntando poeira. Purcell morreu de um ataque cardíaco antes de Capitão América estrear.

CÓPIA PIRATA
O filme turco 3 Dev Adam (1973) é o primeiro longa metragem estrelado pelo herói. Encarnado por Ayketin Akkaya, o Capitão tem um visual mais próximo dos quadrinhos, mas ainda está sem seu escudo e as asas na máscara. Na trama, ele e o vigilante Santo encaram um vilão parecido com o Homem Aranha. Produzido sem a licença da Marvel, o filme só ganhou o mundo na versão pirata "Capitão América e o Santo contra o Homem Aranha". Em 2006, a produtora grega Onar Films lançou o longa em DVD.

MOTOQUEIRO AUDACIOSO
A segunda adaptação oficial do Sentinela da Liberdade foi vivida pelo atleta Reb Brown no telefilme Capitão América (1979) e marca a estreia do escudo do herói. A trama, o publicitário Steve Rogers ganha poderes graças a um soro criado pelo pai e passa a combater o mal. O visual do herói foi baseado nos shows de motociclismo da época - daí o bizarro capacete como máscara -, mas a Marvel pediu que ficasse mais parecido com os gibis. O novo traje aparece no final do filme e é mantido em Capitão América II (1979).

VERSÃO TOSCA
Os 50 anos do Sentinela da Liberdade foram comemorados com o lançamento de Capitão América (1990). É o primeiro filme em que o visual do herói é fiel ás HQ's. Mas isso não impediu que a produção fosse um fracasso. Parte da culpa se deve à interpretação sofrível do ator Matt Salinger (filho de J.D. Salinger, autor de O Apanhador no Campo de Centeio), no papel de Steve Rogers. Outros deslizes são as orelhas de borracha usadas pelo ator sobre a máscara e o visual do vilão Caveira Vermelha. Como resultado não agradou aos produtores, o filme saiu nos Estados Unidos direto em VHS, em 1992.

VELHO DE GUERRA
O herói finalmente ganhou uma versão fiel às HQ's no filme Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), que faz parte do atual universo da Marvel Studios. Focada no início da carreira do herói, a trama mostrava Steve Rogers (Chris Evans) na 2º Guerra lutando contra o Caveira Vermelha (Hugo Weaving). O traje do do Capitão é desenvolvido por Howard Stark, tendo um aspecto militar semelhante ao mostrado na HQ Os Supremos. Congelado no final da trama, o herói desperta em nossa época e volta e volta a aparecer em Os Vingadores (2012), atuando como membro da equipe. O novo uniforme criado pela SHIELD, atende às exigências modernas de combate.

HERÓI FURTIVO
O traje usado no filme Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014) é um dos favoritos dos fãs. Nomeado de Stealth, ele é mais realista e sóbrio do que o mostrado em Os Vingadores devido ao tom azul escuro e aos poucos detalhes em branco. O visual sombrio reflete o clima da nova trama, em que Rogers descobre a infiltração do grupo terrorista Hidra na SHIELD. Evans já declarou sua preferência pela roupa e pediu à Marvel para manter esse visual nos próximos filmes.

SENTINELA ATUAL
O visual usado em Vingadores: Era de Ultron (2015) é um meio termo entre o Stealth e o uniforme do primeiro filme da equipe, pois torna elementos em vermelho, como o abdômen listrado, e mantém o tom azul escuro. Na trama, o traje é desenvolvido por Tony Stark, o Homem de Ferro, e conta inovações tecnológicas, como ímãs nas luvas para atrair e fixar o escudo. A roupa é mantida em Capitão América: Guerra Civil (2016), mas fica um pouco mais discreta. O longa marca a quinta e mais recente aparição do herói no atual universo cinematográfico da Marvel.
Commenti